As luminárias sempre foram peças clássicas na decoração que além de proporcionarem a iluminação do ambiente também transmitiam um toque de sofisticação e luxo para o ambiente.

Assim como essas peças são clássicas na decoração, o artesanato sempre foi a maneira mais bela de ter um ambiente único e personalizado à sua maneira e com as luminárias não seria diferente, pois hoje em dia podemos criar belas artes com o artesanato que transformam todo o ambiente e não possuem um custo muito elevado, como é o caso das luminárias feitas pelas latinhas retro.

Os Primeiros Passos

Para criar essa luminária moderna com as latinhas retro e clássicas é preciso ter arame para criar as alças, as latinhas de alumínio (de preferência latas maiores como de leite em pó), martelo, alicate e um prego de aço.

O primeiro passo para fazer as luminárias é preencher as latas com água e leva-las até o congelador até que vire gelo, pois esse será a peça-chave para furar a lata sem que ela se amasse.

Em seguida comece a fazer furos com o prego e a ajuda do martelo, formando desenhos ou apenas furos aleatórios, lembrando que quanto mais aberturas houver melhor será o resultado, faça também dois furos nas laterais superiores para passar a alça. Depois de furada, espere o gelo derreter e seque bem a lata para evitar ferrugem.

A Finalização

Para finalizar corte o arame no tamanho desejado para as alças e para iluminar utilize velas grossas (normalmente usadas em castiçais), mas tome o cuidado para que nem mesmo a chama apareça de dentro da lata.

Pendure-a em um local de destaque na área externa da casa ou apenas deixe sobre uma mesa de centro ou local alto nos ambientes, dando um toque romântico e delicado à decoração.